sábado, 23 de junho de 2007

Renascimento

Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
“Já não é o edifício que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício” (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura)
Na arquitetura, seguiram-se também os preceitos clássicos. A horizontalidade dos monumentos renascentistas seguiam critérios geométricos e racionais, procurando um maior equilíbrio e simetria nas proporções das suas várias partes, assim como a adoção de elementos da arquitetura grega e romana.
A Capela dos Pazzi, em Florença, é um exemplo de arquitetura típica renascentista.Seu espaço central é quadrado, com a cúpula elevada, alargado por espaços baixos abobadados. Suas paredes são brancas, divididas por pilares cinzas; seu interior é claro e bem proporcionado. O estilo clássico da construção também se observa nos medalhões de cerâmica esmaltada. Na entrada, há um pórtico gracioso, com colunas clássicas. Baseia-se na arquitetura greco-romana, com suas linhas retas e puras.

Nenhum comentário: