"o conceito básico do Renascimento Italiano é o conceito da proporção perfeita. Na figura humana, tanto quanto nas edificações, esse período procurou obter a imagem da perfeição que repousa em si mesma.
Cada uma das formas ganha uma existência autônoma, e se articula livremente; são partes vivas, absolutamente independentes. A coluna, o setor de parede, o volume de um simples setor de espaço, bem como do espaço total – nada além das formas nas quais o ser humano pode encontrar uma existência satisfeita em si mesma, que transcende a medida humana, mas que é sempre acessível àimaginação."
Cada uma das formas ganha uma existência autônoma, e se articula livremente; são partes vivas, absolutamente independentes. A coluna, o setor de parede, o volume de um simples setor de espaço, bem como do espaço total – nada além das formas nas quais o ser humano pode encontrar uma existência satisfeita em si mesma, que transcende a medida humana, mas que é sempre acessível àimaginação."
A partir dessa definição, vamos ao que interessa nesse momento.. a respeito do Barroco o mesmo Wolfflin diz:
" o barroco emprega o mesmo sistema de formas, mas em lugar do perfeito, do completo, oferece o agitado, o mutável; em lugar do limitável e concebível, o ilimitado e colossal. Desaparece o ideal da proporção bela e o interesse não se concentra mais no que é, mais no que acontece. As massas, pesadas e pouco articuladas, entram em movimento. A arquitetura deixa de ser o que fora no Renascimento, uma arte da articulação, e a composição do edifício, que antes dava a impressão da mais sublime liberdade, cede lugar a um conglomerado de partes sem qualquer autonomia."
Das 5 categorias de Wolfflin, nas quais ele segmentou as características dos conceitos de clássico e de barroco, creio que uma seja pertinente na diferenciação das imagens por meio de seus estilos, com relação à questão da simetria.
Forma fechada ou forma aberta – este aspecto diz respeito às dicotomias entre a rigidez das normas e a liberdade; entre simetria e assimetria; entre horizontais e verticais, e diagonais; respectivamente, qualidades relacionadas ao barroco e ao clássico
Forma fechada ou forma aberta – este aspecto diz respeito às dicotomias entre a rigidez das normas e a liberdade; entre simetria e assimetria; entre horizontais e verticais, e diagonais; respectivamente, qualidades relacionadas ao barroco e ao clássico
Como uma constante do Barroco, indica-se a contraposição ao ideal clássico, com tendências ao bizarro, ao assimétrico, ao extravagante, ao apelo emocional, características estas inexistentes até então na arte renascentista.
Apesar da tendência ao assimétrico, importante dizer que em algumas construções barrocas a simetria de ornatos se fez sim presente. Observe as fotos a seguir:


Nenhum comentário:
Postar um comentário