terça-feira, 10 de julho de 2007

Saltando p/ o Modernismo..

Fazendo um rápido retrospecto da arquitetura ocidental no final do séc XIX e princípio do séc XX....
Naquele período, a arquitetura era esteticamente dominada pelo neoclassicismo, que era a reedição adaptada dos estilos clássicos greco-romanos, pelo ecletismo, que era a mistura deliberada dos mesmos elementos greco-romanos e também dos renascentistas, e por movimentos mais focalizados como o "art nouveau" e o "art deco". Muito vinculada às artes plásticas, notadamente a escultura, aquela arquitetura tinha um processo de produção distanciado do dinamismo e das necessidades da nascente sociedade industrial. A arquitetura daquela época era voltada para a execução de palácios, edifícios administrativos e comerciais ou moradias para a burguesia, quase sempre de caráter monumental.Havia a necessidade premente de dar uma resposta eficaz às solicitações de simplificação, rapidez de execução e redução de custos ditadas pelo novo mundo industrial.
A chamada arquitetura moderna racionalista surge justamente das novas necessidades da sociedade industrial com uma nova estética, marcada pela eliminação dos dogmas da arquitetura ocidental do século XIX, como a rigidez das formas e da imagem dos edifícios (ex.: simetria e ortogonalidade obrigatórias), decorativismo (elementos escultóricos) e elementos simbólicos.

O modernismo fora caracterizado por duas tendências, uma sinuosa e orgânica e outra geométrica e abstrata, e na arquitetura, firmou-se com duas vertentes, o organicismo ( de Frank Loyd Wright) e o racionalismo ( de Groupius e Mies Van der Rohe).
O período moderno racionalista, traduzido por Mies van der Rohe pela expressão “menos é mais”, é simplificador, homogeneizador e universalista, na medida em que tenta padronizar as formas arquitetônicas pelos materiais construtivos e pelo aspecto externo dos edifícios, bem como pela implantação e estrutura das cidades. O período moderno organicista, traduzido por Frank Lloyd Wright na expressão “menos é mais somente quando o mais está em excesso”, rompe com a padronização ao introduzir novos materiais construtivos e formas arquitetônicas mais rudes e selvagens, tendendo a uma maior complexização.
Fotos: Escola de Arquitetura e Arte em Dessau, Alemanha - Arq. Walter Gropius - 1919-1925 e Casa da Cascata - Pennsylvania, USA Frank Lloyd Wright - 1935

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